MCTIC apresenta relatório final do projeto “Opções de Mitigação” que contou com participação do LAGESA

Foram lançados ontem, dia 24 de janeiro de 2018 em Brasília, os relatórios finais do projeto Opções de Mitigações de Gases de Efeito Estufa em Setores-Chave no Brasil. O Projeto “Opções de Mitigação de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Setores-Chave do Brasil” é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que conta com recursos do Global Environment Facility (GEF) e parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com a finalidade de auxiliar a tomada de decisão sobre ações que potencialmente reduzam emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos diferentes setores da economia brasileira.

Para traçar o estudo, foram construídos cenários de baixo carbono (BC) que abrangem a aplicação de melhores tecnologias disponíveis (MTD) que reduzem emissões, considerando diferentes níveis de valores de carbono: 0, 10, 25, 50 e 100 dólares por tonelada de dióxido de carbono equivalente (US$/tCO2e). O cenário de baixo carbono com valor de carbono nulo (BC0) contém as medidas de abatimento do tipo “no regret”, ou seja, que apresentam viabilidade econômica ao longo da sua vida útil, mas não são implementadas devido a outras barreiras (tecnológicas, regulatórias, comportamentais, entre outras). Os demais cenários BCx (onde x é o valor do carbono) incluem as medidas de valor de carbono nulo e oportunidades adicionais de mitigação que demandam internalização de valor de carbono na economia para sua viabilização.

Os resultados obtidos por todos os estudos conduzidos sob esta iniciativa fornecerão subsídios ao planejamento governamental e à posição brasileira nas negociações sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima para implementação da meta de redução de GEE (NDC) estabelecida pelo Brasil em Paris.

“A sociedade sabe do problema, mas quem tem de dizer como enfrentar o problema é a política pública do ministério ou ministério envolvidos. É unanime no meio científico que poucos países têm um produto com a qualidade que a gente está entregando hoje”, afirmou o secretário-executivo interino do MCTIC, Alfonso Orlandi Neto.

O Prof. Britaldo Soares-Filho do CSR/UFMG foi responsável pelas análises e modelagem no setor de agricultura, florestas e uso do solo (AFOLU). Dentro disso o Prof. Raoni Rajão do LAGESA/UFMG realizou as análises sobre o custo-efetividade das ações de redução do desmatamento e coordenou as análises sobre as barreiras econômicas, institucionais, culturais e tecnológicas para a implementação das ações de mitigação de AFOLU.

O relatório com a contribuição do projeto para implementação da NDC do Brasil pode ser encontrado aqui:
http://sirene.mcti.gov.br/documents/1686653/2098519/Trajetorias-Ebook-b_final.pdf/29c11698-b71d-4009-850c-a162090e1108

Para mais informações veja: http://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/salaImprensa/noticias/arquivos/2018/01/Em_uma_decada_Brasil_reduziu_volume_de_emissoes_de_gases_de_efeito_estufa_do_Brasil_em_cerca_de_50.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *